Apoie o DCM

“Nova pessoa”: jovem relata como pai perdeu todas as memórias aos 49 anos

Ana Aurora Borges ao lado do pai, Antônio Gaudério
Ana Aurora Borges e o pai, Antônio Gaudério. Foto: Reprodução

O fotojornalista Antônio Gaudério perdeu todas as memórias depois de cair do segundo para o primeiro andar de uma obra em Itacuruçá, no Rio de Janeiro, quando tinha 49 anos. Ele sofreu um traumatismo cranioencefálico, passou dias em coma e precisou retirar parte da massa encefálica. Os médicos acreditavam que ele não voltaria a andar ou falar, mas ele recuperou as duas habilidades.

A filha dele, a gestora de arte Ana Aurora Borges, tinha 13 anos na época do acidente e conta que o pai acordou sem reconhecer a esposa, as filhas, a casa ou a si próprio. A família buscou acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neurologistas e psicólogos, além de terapias com arte e esportes, mas as lembranças não retornaram. “A gente perdeu aquela pessoa antiga, mas a gente ganhou uma nova, que é tão genial quanto”, disse Ana.

Antes da queda, Antônio atuava como fotojornalista de denúncia e cobria temas como exploração de mão de obra, trabalho infantil, miséria e fome. Hoje aposentado por incapacidade, ele mantém sequelas como perda da visão no olho esquerdo, dislexia e afasia, mas ganhou maior independência ao longo dos anos. Ana afirma que os dois construíram uma relação diferente e mais próxima, enquanto algumas músicas gaúchas da infância e o sotaque dele permaneceram.