Apoie o DCM

Fotos de amamentação não serão mais deletadas pelo Facebook

“Concordamos que a amamentação no peito é algo natural e bonito. Ficamos contentes em saber que é importante para as mães compartilharem suas experiências com outras pessoas”, diz nota explicativa da Central de Ajuda do Facebook.

Até bem pouco tempo atrás, os moderadores da rede social excluíam arbitrariamente tais imagens, sob a alegação de que infringiam as políticas do site, por apresentar “nudez e pornografia”.

A mudança radical na posição do Facebook a respeito da amamentação foi influenciada por um experimento da blogueira Paala Secor – ela postou uma foto na qual aparece dando de mamar à filha com um mamilo exposto.

Na legenda, lançou o seguinte desafio aos moderadores da rede social: “Vocês dizem que permitem que mães em período de amamentação compartilhem suas fotos sem terem os mamilos cortados? Provem. Deixem isso no ar e vejam quantos milhares de pessoas vão visualizar e compartilhar”.

Paala não poderia estar mais correta – sua foto teve mais de 7 mil curtidas e mais de 2 mil compartilhamentos em uma semana. Ela utilizou a hashtag #FreeTheNipple (algo como “liberte o mamilo”), movimento que vem ganhando força na internet e defende a liberdade feminina em mostrar os seios, tanto para amamentar quanto para fazer topless. A expresão também dá nome a um filme sobre o assunto.

Saiba Mais: galileu