Apoie o DCM

Fotos de homens e trans nus somem de exposição suspensa pela Prefeitura do Rio

Da coluna de Ancelmo Gois:

Uma série de exposições e atrações culturais com a temática LGBT estavam marcadas para começar, hoje, no Castelinho do Flamengo, administrado pela Prefeitura do Rio. Mas, pela manhã, a Secretaria Municipal de Cultura suspendeu o evento sob a alegação de “graves problemas nas instalações elétricas”.

Os artistas alegam que não havia problema algum. E que boa parte das obras… sumiu. Como estas, abaixo: seis fotos do coletivo FLSH de homens e trans nus. Um quadro da artista Ynaê que trazia, sobre o mapa do Rio, embalagens de drogas marcando pontos de venda pela cidade também sumiu.

Os quadros estavam nas salas em que seriam encenadas duas peças, que, junto com todo o evento, foram “suspensas”: “Nascituros” e “Bicha Oca”.

– Os quadros que foram censurados não seriam colocados durante o dia. Só à noite, durante as peças, que têm censura de 14 anos -, conta Victor Fontoura, diretor da “Nascituros”.

O subsecretário municipal de Cultura, André Marini, entrou em contato com a coluna, reforçou que houve um problema grave nas instalações elétricas e informou que o quadro e as fotos foram removidos para que não houvesse risco de incêndio, e que serão devolvidos aos artistas.