Apoie o DCM

Fracasso: PSDB faz menor bancada da história

Presidente do PSDB, Bruno Araújo. Foto: Reprodução

Após governar o Brasil duas vezes com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, polarizar a disputa nacional com o PT por 20 anos, o partido PSDB sai em desvantagem após o primeiro turno das eleições que ocorreu no domingo (2). O partido também perdeu pela primeira vez em 28 anos o governo de São Paulo.

Há quatro anos, o PSDB sozinho elegeu 29 deputados. Antes, o partido tradicionalmente ficava com mais de 50 deputados e estava entre as três maiores bancadas, disputando protagonismo com PT e MDB.

Agora a bancada na Câmara, que já havia diminuído em 2018, tem apenas 18 deputados a partir de 2023, contando com os eleitos pelo Cidadania, que fazem parte de uma federação com os tucanos.

O partido também decidiu pela primeira vez desde a sua fundação não ter candidato a presidente, a legenda estava na coligação da candidata Simone Tebet (MDB). O partido convocou uma reunião para a próxima terça-feira (4) e deve liberar os filiados para decidirem apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) ou o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno.

Filiados do do PSDB dizem estar insatisfeitos com a condução do presidente do partido, Bruno Araújo, e afirmam que ele decidiu se omitir diante de uma “bolsonarização” do País.

Conforme publicado no Estadão, nenhum tucano foi eleito senador neste ano e nenhum governador foi eleito no primeiro turno. O PSDB ainda vai disputar o segundo turno para o governo do Rio Grande do Sul, o de Pernambuco, na Paraíba e no Mato Grosso do Sul. Em todos os quatro Estados os tucanos chegaram ao segundo turno em desvantagem e ficaram em segundo lugar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link