Márcio França aposta em presidente do TCU para se aproximar do PT
O ex-governador de São Paulo Márcio França tem estimulado a presidente do TCU Ana Arraes, a entrar na disputa pelo governo de Pernambuco. O PT, que quer se aliar ao partido, detectou o movimento e avalia que é uma forma de França tentar minar a influência do governador Paulo Câmara (PSB-PE). O objetivo do paulista seria ganhar força para discutir uma chapa em São Paulo na qual os petistas o apoiem.
O movimento desagrada não só a Câmara, mas também o prefeito do Recife, João Campos, neto de Arraes. O temor dessa ala do PSB é pelo fato de acharem que a ministra do TCU é competitiva no estado e, caso resolva se colocar como pré-candidata, seria difícil o partido retirá-la da posição.
França quer sair candidato a governador em São Paulo. Nesse cenário, sonha que o PT se una a ele numa chapa. O ex-governador, segundo apurou o DCM, tem trabalhado para costurar uma aliança com Fernando Haddad.
Leia também:
1- PSDB vive clima de guerra e prévias podem ser adiadas
2- Investigação contra Alcolumbre por rachadinha vai à PGR
3- Bolsonaro quer dar reajuste a policiais em ano de eleição via PEC dos Precatórios
França x Haddad
França chegou a ser cogitado como vice de Lula. Porém, ao longo das conversas, foi concluído que Alckmin teria maior envergadura para subir ao palanque com o ex-presidente. No início, poucos acreditaram na possibilidade, mas a ideia ganhou força nos últimos dias.
Desta forma, criou-se dúvidas em relação ao governo de São Paulo. Se Alckmin e Lula se acertarem, sobraria para Haddad e França decidirem quem seria o cabeça da chapa. O ex-prefeito de São Vicente tem enorme força no litoral paulista e é visto como mais moderado no interior.
Em contrapartida, Haddad tem eleitores fiéis na Grande São Paulo e foi candidato à presidência. Ou seja, é mais conhecido. E existe o fator Lula. O ex-presidente acredita que o ex-ministro da Educação defenderia as pautas do PT para o Brasil do que França.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.