França: primeira pesquisa aponta que partido de Le Pen triplicaria de tamanho

Um dia após Emmanuel Macron dissolver o Parlamento da França e convocar novas eleições, uma pesquisa de opinião divulgada nesta segunda-feira (10/6) indica que o partido do atual presidente francês pode ser derrotado no pleito marcado para 30 de junho e 7 de julho.
Os dados da pesquisa Toluna Harris Interactive for Challenges mostram que o partido de extrema direita de Le Pen está na frente das intenções de voto, com 34% dos eleitores apoiando a sigla. O partido governista de Emmanuel Macron, por outro lado, ficou com 19% das intenções de voto.
A projeção indica que a aliança liderada pelo partido de Macron perderia cerca de metade das cadeiras no legislativo francês, diminuindo de 250 para um número entre 125 e 155. Em contrapartida, o Reunião Nacional, de Marine Le Pen, aumentaria sua representação na Assembleia Nacional de 88 para algo entre 235 e 265 cadeiras.
Mesmo assim, Le Pen ainda não atingiria os 289 parlamentares necessários para garantir a maioria no Parlamento e escolher o novo primeiro-ministro do país. No total, a pesquisa on-line entrevistou 2.744 pessoas e possui uma margem de erro entre 1,4 e 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
s