Apoie o DCM

França usa inteligência artificial para achar piscinas e cobrar impostos

Piscina localizada nas colinas de Saint-Tropez. Foto: Getty Images

Autoridades fiscais francesas descobriram mais de 20 mil piscinas ocultas que não haviam sido declaradas pelos donos dos imóveis graças a um experimento usando inteligência artificial (IA). A descoberta gerou uma arrecadação de cerca de 10 milhões de euros (mais de R$ 50 milhões) em receita. 

Na França, ter piscinas obriga os proprietários a pagar um imposto mais alto, pois esse tipo de construção aumenta o valor da propriedade e deve ser declaradas ao tesouro.

O experimento foi feito em outubro de 2021 e utilizou um software desenvolvido pelo Google e pela consultoria francesa Capgemini com imagens aéreas de nove regiões do país.

As regiões de Alpes-Maritimes, Var, Bouches-du-Rhône, Ardèche, Rhône, Haute-Savoie, Vendée, Maine-et-Loire e Morbihan foram cobertas pelo experimento.

A Direção-Geral das Finanças Públicas (DGFiP) da França utilizou algoritmos específicos que permitiram extrair de imagens aéreas os contornos de piscinas e estruturas aquáticas nos terrenos.

Assim, foi possível verificar quais áreas pagavam – ou não – os impostos estipulados. Agora, os proprietários do imóveis irregulares devem regularizar a situação e a pagar o que deviam ao erário público.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link