Franceses revendem presentes de Natal para combater a crise
A Europa vive o quinto Natal consecutivo marcado pela crise econômica. Ao longo deste período as famílias encontraram jeitinhos de driblar as dificuldades econômicas.
Na França, 57% dos franceses dizem não ver problemas em revender um presente ganho durante as festas. Além disso, quase a metade está disposta a oferecer um presente usado neste 25 de dezembro.
Uma pesquisa do instituto Opinion Way, publicada ontem na França, mostra que, com o caixa de todo mundo em baixa, o que conta mesmo é a intenção.
“Cada vez mais pessoas não pensam mais duas vezes antes de comprar um presente de segunda mão. O número aumentou em relação ao ano passado, quando já era maior em relação ao ano anterior. Isso permite a elas baixar o orçamento médio para presentes, que está estável ou em ligeira queda, em torno de apenas 200 euros”, diz Olivier Mathiot, um dos fundadores do Price Minister, um dos maiores sites de venda de produtos pela internet no país.
Em tempos de crise, o período do Natal acaba se transformando em um momento de estresse para muitas famílias, mostrou a pesquisa OpinionWay.
Mathiot afirma que os presentes de segunda mão que menos correm risco de ser desmascarados são livros best sellers, brinquedos da moda ou qualquer outro produto que esteja fazendo sucesso no mercado tradicional.
Saiba Mais: rf1