Frango vendido em redes britânicas foram alimentados com soja ligada a desmatamento no Brasil

Da DW:
Os principais supermercados e restaurantes de fast food do Reino Unido estão vendendo carne de aves que foram alimentadas com soja ligada a milhares de queimadas e centenas de quilômetros quadrados de desmatamento no Cerrado brasileiro. A revelação foi feita nesta quarta-feira (25/11) em uma investigação conduzida pelo Escritório de Jornalismo Investigativo, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido, em parceria com outros grupos, incluindo o jornal britânico The Guardian.
“A combinação de uma proteção mínima do Cerrado – um sumidouro de carbono de importância global e habitat de vida selvagem – com uma cadeia de suprimentos obscura e sistemas de rotulagem confusos significa que os consumidores podem estar inadvertidamente contribuindo para a destruição [do bioma]”, afirma a investigação.
O frango vendido pelas redes Tesco, Asda, Lidl, Nando’s e McDonald’s é produzido no Reino Unido e alimentado com soja fornecida pela gigante do agronegócio Cargill, a segunda maior empresa privada dos Estados Unidos. Segundo o grupo apurou, quase metade dessa soja é importada pela companhia americana a partir de áreas do Cerrado.
(…)