Apoie o DCM

Frase “#Pare o Abuso de Poder” é pintada na Ponte Estaiada de SP

Frase “#Pare o Abuso de Poder” é pintada na Ponte Estaiada de SP. Foto: Reprodução/Instagram

Integrantes do movimento antirracista “Nós Artivistas”, ajudados por moradores de comunidades carentes, pintaram a frase “#PareOAbusoDePoder” em uma das pistas da ponte Octávio Frias de Oliveira, a Ponte Estaiada.

É uma mensagem clara para os governantes e para as autoridades na Zona Sul de São Paulo.

Essa ação começou na noite de sábado (26) e ficou pronta na tarde deste domingo (27). Esse é o mesmo grupo que pintou “Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista em novembro deste ano. Grupo é responsável por outras sete pinturas como essa que estão espalhadas pela cidade de São Paulo. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o racismo estrutural que existe no país inteiro.

Para pintarem as ruas, o coletivo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). “Nós Artivistas” começou as pinturas pela cidade de São Paulo há pouco mais de um mês e já produziu sete materiais. A primeira delas foi em 21 de novembro com a frase “# Vidas Pretas Importam” na Avenida Paulista após a morte de João Alberto Silveira Freitas por seguranças do Carrefour em Porta Alegre.

Menos de uma semana depois, dia 27 de novembro, o coletivo pintou a frase “# O Futuro é Uma Mulher Preta” na Avenida 9 de julho, uma das vias mais movimentas de São Paulo. No dia seguinte, 28 de novembro, a frase “# Silêncio é Apagamento” foi pintada no Minhocão. No dia 10 de dezembro, dia Internacional do Direitos Humanos, a frase “#Busque Racismo Estrutural” foi pintada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, outra avenida popular em São Paulo. No dia 19 de dezembro foi pintado “#Está Nascendo Um Novo Líder” foi pintado na Rua Vitório Azzalin, que fica no bairro de São Mateus, na Zona Leste. Essa pintura faz alusão a música “Zé do Caroço” de Leci Brandão, atualmente deputada estadual por São Paulo.

No mesmo dia 19 de dezembro, a frase “#Salvem Nossas Crianças” foi pintada na Rua Inocêncio de Góes, no bairro Jardim Elba, na Zona Lesta da capital de São Paulo.

Veja algumas das imagens de protestos deles que estão no Instagram.