Apoie o DCM

Fraude com IA põe vestibular da maior universidade do México sob suspeita

Prédios da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), maior universidade do México. Foto: Wikimedia Commons

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) suspendeu temporariamente as matrículas e abriu uma investigação sobre suspeitas de fraude com inteligência artificial em seu vestibular on-line. O processo seletivo reuniu 158.712 candidatos, e a interrupção não tem precedentes nos 115 anos de história moderna da instituição.

As suspeitas surgiram após a divulgação de um número incomum de notas altas em cursos concorridos, como Medicina e Direito. Helios Ocaña, especialista em inteligência artificial, analisou os resultados das provas aplicadas entre maio e junho e identificou que a média de acertos triplicou em três cursos.

A UNAM anulou cerca de 3 mil exames por irregularidades, apesar de ter adotado monitoramento com inteligência artificial, câmera e microfone durante a prova. A instituição criou um grupo de 16 acadêmicos para avaliar a aplicação do exame e as discrepâncias nos resultados; o reitor Leonardo Lomelí cobrou uma solução rápida para não prejudicar candidatos que fizeram a prova sem fraude.