Freiras desafiam a Igreja, voltam ao convento após expulsão e viralizam

Três freiras octogenárias da Áustria, que fugiram de uma casa de repouso para voltar ao seu convento, foram autorizadas a permanecer no local sob uma condição: devem parar suas postagens nas redes sociais. Irmã Bernadette, 88, Irmã Regina, 86, e Irmã Rita, 82, são as últimas moradoras do Convento Kloster Goldenstein, em Elsbethen.
As religiosas afirmam ter sido retiradas do convento contra a vontade em dezembro de 2023. Em setembro, voltaram ao local com ajuda de ex-alunos e um chaveiro, despertando a insatisfação das autoridades eclesiásticas. Seu superior, o reitor Markus Grasl, considerou a decisão “totalmente incompreensível”.
O caso ganhou repercussão global, e as freiras conquistaram quase 100 mil seguidores no Instagram com vídeos do cotidiano, incluindo orações e até os exercícios de boxe da Irmã Rita. Um porta-voz do reitor, Harald Schiffl, declarou que elas podem ficar “até segunda ordem”, desde que cumpram as novas regras.
Além de suspender a atividade online, as freiras devem impedir o acesso de não membros da ordem a áreas restritas do convento. Em troca, receberão assistência médica e espiritual. “Agora, é com as irmãs”, declarou Schiffl. Elas ainda não anunciaram se aceitam as condições.
