Apoie o DCM

Frente fria: capitais devem registrar recordes de baixas temperaturas; veja previsão

Termômetro registra 12 graus célsius na Av. Paulista, em São Paulo – Foto: Reprodução

Com a chegada da frente fria mais intensa do ano, pelo menos oito capitais devem marcar as menores temperaturas de 2025 nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho devem bater seus recordes, com destaque para Curitiba, que pode registrar mínimas entre 2°C e 4°C. As menores marcas devem ser anotadas na madrugada ou manhã de sexta-feira (30) ou sábado (31), quando o frio atinge seu pico.

Segundo os meteorologistas, nas capitais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a intensidade da onda de frio será mais fraca, com menor chance de novos recordes. No Sul, há possibilidade de geada e neve, especialmente nas serras gaúcha e catarinense, entre a noite de quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29).

O fenômeno, impulsionado pelo avanço de um sistema de ar polar, deve se espalhar pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da Norte, provocando a chamada friagem. O Inmet e o Cemaden emitiram alertas para várias regiões, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, devido ao risco de frio intenso, enchentes e alagamentos.