Apoie o DCM

Enquanto frita Guedes, Centrão já escolheu substituto; Veja quem

Veja Paulo Guedes e Mansueto Almeida
Paulo Guedes e Mansueto Almeida (Reprodução)

Na semana em que explodiu o escândalo da milionária offshore de Guedes em paraíso fiscal, o nome do ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, começou a circular nos corredores do Planalto como a melhor opção para “acalmar o mercado”. É uma opção do Centrão. As informações são da revista Fórum.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaristas transformam grupo do Telegram do 7 de Setembro em feira de mercadoria falsa

2 – Aras garante: se Mendonça cair, Bolsonaro irá indicá-lo ao STF

3 – Show de Fafá de Belém é interrompido por um ‘Fora, Bolsonaro’

Nome para tirar Guedes?

Almeida deixou o governo em julho de 2020 e atualmente é economista-chefe do BTG Pactual, banco fundado pelo economista que tem acumulado lucros com movimentações suspeitas nos quase três anos de governo Bolsonaro.

O ministro da Economia culpa Ciro Nogueira, presidente do PP e é ministro da Casa Civil, por coordenar o levante do Centrão contra ele.

Os argumentos de que o titular da Economia não cumpriu as promessas ao “mercado” de implantação das políticas neoliberais e ainda jogou o país em uma crise econômica sem precedentes, com a fome e o desemprego crescentes, aquece a frigideira onde pulula o ministro e convence até mesmo o ignorante confesso em economia Jair Bolsonaro.

Por outro lado, Mansueto Almeida tem trânsito entre atores que podem ajudar a esfriar o furor do sistema financeiro.

Quem é Mansueto Almeida?

Funcionário de carreira do Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (Ipea) em Brasília, o economista cearense foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso e atuou como assessor econômico do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), um dos principais lobistas do sistema financeiro no Congresso.

Almeida também foi consultor de Aécio Neves na candidatura tucana à Presidência em 2014 e voltou ao governo, em maio de 2016, logo após o afastamente de Dilma Rousseff (PT) no processo de impeachment que deu origem ao golpe.

No governo golpista de Michel Temer (MDB), Almeida assumiu o cargo de Secretário na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda e ajudou na implementação dos planos de Reformas, como no Ajuste Fiscal, na Reforma da legislação trabalhista e na Reforma Previdenciária.