Apoie o DCM

Funcionária denuncia secretário por assédio sexual dentro da prefeitura

Paulo Henrique Siqueira, secretário municipal de Comunicação da Prefeitura do Guarujá. Imagem: reprodução

Uma funcionária de 26 anos da Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, denunciou o secretário municipal de Comunicação, Paulo Henrique Siqueira, por assédio sexual. O relato foi formalizado inicialmente na Ouvidoria-Geral do Município e, dias depois, registrado na Polícia Civil. Segundo a denúncia, os episódios ocorreram dentro da repartição pública, no Paço Moacir dos Santos Filho, com comentários de cunho sexual, tentativas de beijo e constrangimentos reiterados. Com informações do Metrópoles.

De acordo com o depoimento à Ouvidoria a funcionária ingressou na Secretaria de Comunicação em março e passou a trabalhar diretamente com o secretário entre abril e junho, após a exoneração do titular anterior. Cerca de um mês depois, segundo o relato, começaram os episódios de assédio, com comentários sobre seu corpo, roupas e fotos publicadas em seu Instagram. “Ele comentava das minhas fotos de biquíni, dizia que, se fosse mulher, gostaria de ter a minha bunda”, afirmou. A vítima diz que pediu respeito de forma explícita, mas que as “brincadeiras” continuaram, inclusive diante de outros servidores.

O episódio considerado mais grave ocorreu no dia 15, ao fim do expediente, quando o secretário teria pedido que ela desse uma volta para observá-la melhor. “Nossa, essa calça mostra bem a sua bunda, né?”, teria dito, segundo o boletim de ocorrência registrado no dia 22. O caso foi enquadrado como assédio sexual consumado, conforme o artigo 216-A do Código Penal, por uso da condição de superior hierárquico. Procurado, Paulo Henrique Siqueira respondeu com críticas à reportagem e desejou “boa sorte”. Até a publicação, a Prefeitura de Guarujá não havia se manifestado.