Fux é visto como responsável pela atuação de Kassio em processo de Francischini

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
A decisão do ministro Kassio Nunes Marques de suspender a cassação do deputado estadual bolsonarista, Fernando Francischini, aumentou as críticas e a tensão dos outros ministros da corte em torno do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux.
De acordo com a Folha, baseada no que ouviu reservadamente de integrantes do tribunal, eles responsabilizam Fux pela atuação de Kassio no processo, o que consideraram uma manobra.
Segundo eles, a decisão relacionada a Francischini, que era vista como um ponto alto na estratégia do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de conter ataques bolsonaristas contra o Judiciário e a contagem de votos, foi derrubada como resultado da ação.
Ministros ouvidos pelo jornal contam, ainda, que como Nunes Marques agiu sob sua própria relatoria em determinado momento do processo, o desenrolar deveria ter sido sorteado entre os integrantes do tribunal. Contudo, Fux corroborou com a manutenção da relatoria do caso com Kassio, o que aumentou as críticas em relação ao presidente do STF.