Fux diz que Mendonça terá de seguir a Constituição e que STF não irá “introjetar valores evangélicos”

Luiz Fux diz que o STF que ele preside irá manter o respeito pelo Estado laico, tendo um ou mais ministros evangélicos na sua composição. O novo integrante do Tribunal, o ex-advogado-geral da União e pastor presbiteriano André Mendonça, saberá respeitar a separação entre Estado e religião ao vestir a toga, diz o ministro ao jornal O Estado de S.Paulo.
LEIA MAIS:
1 – Com tradutores em greve, EBC recorre ao Google Tradutor e passa vergonha no mundo
2 – DCM Café da Manhã: Falsa relação entre Aids e Covid bota Bolsonaro, outra vez, na mira do STF
3 – VÍDEO – Tabet, do Porta dos Fundos, critica dono da Band, que falou em “pessimismo” da mídia
Fux defende o STF e Mendonça
“Ele tem meritocracia para estar no Supremo e está ciente de que a Corte obedece à laicidade do Estado e não irá introjetar valores evangélicos extremos nas decisões”.
Para o presidente da Corte, ampliar a presença de evangélicos não afetará os trabalhos da Corte. “Quando (os ministros) assumem, se tornam juízes da Constituição e terão que zelar pela Constituição. A laicidade do Estado não permite que defendam apenas valores religiosos”, afirmou.
“Suponhamos que se nomeie mais dois ministros evangélicos: serão três. Aqui (nos EUA) também é assim, há os juízes republicanos e os democratas. No Brasil, os juízes evangélicos seriam minoria”.
O presidente do tribunal elogiou o futuro colega.
“É muito ponderado, equilibrado, tem preocupação institucional e serenidade, muito importantes para o Supremo”, disse o ministro, que viu com bons olhos o fato de Mendonça ter dito durante sabatina no Senado: “na vida, a bíblia; no STF, a Constituição”.
Em Washington, o presidente do Supremo assinou um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.