Apoie o DCM

Gabarito do Enem diz que ‘imaturidade’ impede mulher negra de alisar o cabelo

Do Globo

Muitos estudantes que fizeram o Enem ficaram surpresos com a resposta que consta no gabarito oficial do exame, divulgado hoje à tarde pelo Inep, para uma das questões da prova de linguagens. Segue uma descrição da pergunta.

Nela, é apresentada a passagem do romance “Americanah”, de 2013, da escritora e pensadora feminista negra Chimamanda Ngozi Adichie, com diversos livros publicados sobre resistência negra e preconceito. O trecho apresenta o diálogo de uma cabeleireira com uma das personagens sobre a possibilidade dela alisar o cabelo. “Eu gosto do meu cabelo do jeito que Deus fez”, foi a resposta.

O Inep perguntou quais argumentos sustentam o posicionamento da personagem ao reforçar o desejo de manter o seu cabelo natural. O gabarito oficial indica que a resposta certa era a letra D: os argumentos “demonstram uma postura de imaturidade”. Após a prova, os gabaritos extraoficiais indicavam como certa a letra C: “revelam uma atitude de resistência”.