Gabeira declara voto em Lula

O jornalista Fernando Gabeira, de forma extremamente sucinta, porém eficaz, declarou na noite desta sexta-feira seu voto no ex-presidente Lula na eleição presidencial do próximo dia 2 de outubro.
Em seu perfil de Twitter, ele limitou-se a escrever a letra “L”, sinal incontestável da adesão à candidatura que hoje lidera todas as pesquisas eleitorais para o Palácio do Planalto.
Gabeira tem um passado de resistência tendo pertencido ao MR8, um grupo que pregava a luta armada no combate à ditadura militar, tendo participado do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969.
Gabeira foi preso em São Paulo no ano seguinte. Resistiu à prisão e tentou fugir em direção a um matagal que existia por perto. Vários tiros foram disparados e um deles atingiu suas costas, perfurando rim, estômago e fígado.
Gabeira viria a ser solto posteriormente, tendo sido trocado com outros 39 militantes pela libertação do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben. Dali, partiria para o exílio, período em que morou esteve em vários no Chile, a Suécia e a Itália.
Após seu retorno ao Brasil ele prosseguiu com ideais de esquerda, tendo pertencido ao PT e ao PV, partido pelo qual candidatou-se à presidência em 1989, após ter sido cotado para ser vice do Lula na chapa que chegaria ao segundo turno contra Fernando Collor na primeira eleição direta à chefia do Executivo. Pela legenda, foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1995 e 2011.
Mais recentemente o jornalista, abrigado pelo grupo Globo, onde atua no jornal impresso e na Globonews, vinha flertando com o lavajatismo e, mesmo em 2018, era tido como simpatizante de Jair Bolsonaro, apesar de recentemente ter dito que votou nulo no segundo turno daquela eleição.
Veja o tuíte:
https://twitter.com/gabeiracombr/status/1568398801752231937