Gabinete do ódio honra 1º de abril com mentira sobre conversa entre Lula e Obama

O gabinete do ódio de Bolsonaro aproveitou a entrevista de Lula ao jornalista Reinaldo Azevedo, nesta quinta, 1º de abril, para honrar o ‘Dia da Mentira’.
Usou uma declaração para espalhar nas redes uma fake news sobre o ex-presidente, que num determinado momento da entrevista com o apresentador da Band citou uma conversa que teve com Barack Obama, então eleito presidente dos EUA.
“Quando teve a queda do Lehman Brothers eu liguei pro Obama”, disse Lula. “Eu falava que a crise aqui ia ser uma marolinha porque reforçamos o investimento público com o BNDES e o Banco do Brasil. E o Obama disse que lá ele não tinha como fazer isso”.
Os bolsonaristas engambelaram os desavisados com a história de que o mandatário norte-americano era George Bush, desconsiderando duas coisas fundamentais: Obama já havia sido eleito presidente e a conversa aconteceu sim, como foi largamente anunciado na época por diferentes e insuspeitos meios de comunicação.
Aqui a matéria da BBC Brasil. E aqui a do jornal Folha de São Paulo.
Abaixo as palhaçadas que os fanáticos seguidores do clã bolsonaro espalharam nas redes nesta manhã de sexta, 2.
Mau jornalismo tende a replicar falsa informação. O L.B quebra no final do governo Bush e esse resolveu toda a crise, e essa encerrou antes da posse do Obama no ano seguinte. Sendo assim, o Lula não ligaria para o Obama? Parece tática Morista/Lavajatista p incriminar.
— Márcio (@Marcio_Gasparr) April 2, 2021
Ué, mas o presidente quando Lehman quebrou não era o Bush!?
Assim como tirou 25 milhões de crianças da rua, você trocou de presidente americano! https://t.co/El9x7s1FMQ— Dênis Amarantes (@DenisAmarantes) April 2, 2021
'Lula mentiu, era Bush o presidente". gente burra. o primeiro mandato todo de Obama era sobre lidar com a crise de 2008, e com as guerras, claro. https://t.co/ExXMibLBBI
— QMoVdBMM? (@meunaotenhonome) April 2, 2021
Lula e Bush falando sobre a quebra do Lehman Brothers: pic.twitter.com/9LSCLYCrBa
— Sidney Andreato (@Sidney_Andreato) April 2, 2021