Apoie o DCM

Gabriel Medina foi roubado? Entenda o que há por trás do resultado na semifinal

Gabriel Medina foi roubado? – Foto: Miriam Jeske/COB

A eliminação de Gabriel Medina da disputa do ouro no surfe nos Jogos Olímpicos na madrugada desta terça-feira (27) deixou a web enlouquecida. Teorias da conspiração nasceram de todos os tipos para mostrar que o atleta brasileiro teria sido roubado pelos jurados, que estariam favorecendo o surfista local, o japonês Kanoa Igarashi. Mas houve roubo?

Para ex-surfistas que acompanharam a transmissão pela Globo talvez. Embora Teco Padaratz

“Ele (Igarashi) não titubeia na hora de aterrissar na base e ele vai um pouco mais pra frente que o Gabriel no deslocamento. Só que eu particularmente se fosse o juiz valorizaria a queda do Gabriel por ser em um lugar mais difícil e se tivesse que dar uma nota maior ao Igarashi daria 0,1 ou 0,2, no máximo, porque elas foram muito parecidas – e não quase um ponto”, reclamou.

Leia também

Sem Yasmin e com polêmica, Gabriel Medina decepciona e fica sem medalha

No surfe, Ítalo Ferreira conquista o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas

Já Miguel Pupo, concordou com o colega, mas deu uma explicação. “A diferença de um ponto foi muito alta. Era melhor do que o aéreo do Gabriel, a gente sentiu ali que era melhor. Mas foi uma diferença muito grande. Talvez um 8,83 ou 8,70”.

Mas há quem acompanha surfe desde sempre e considerou a nota justa, como o jornalista Andre Fran. “Medina mandou muito mas Kanoa foi lá e mandou uma manobra absurda. As vezes se ganha, as vezes se perde. Sem roubo, sem amarelada. Acontece”.

Ele explicou com detalhes. “Aéreo do Kanoa teve mão na borda mas veio de onda melhor, foi mais extenso, no crítico, voou mais, aterrissagem melhor, galera”.

Veja a diferença frame a frame das manobras. Enquanto Gabriel Medina teve nota 8,43, a do japonês foi 9,33.