Apoie o DCM

Galã da Globo escondeu por anos que vivia com HIV

Thales Pan Chacon – Foto: Reprodução

O ator Thales Pan Chacon, conhecido por seu trabalho na TV Globo, escondeu de quase todos que vivia com AIDS. De acordo com a Folha de S. Paulo, Thales faleceu em 2 de outubro de 1997, em sua casa, em Higienópolis, São Paulo, após uma parada respiratória causada pela doença. A decisão de não levá-lo ao hospital foi da família, que desejava manter a privacidade do ator, já que poucos sabiam de sua condição.

A irmã de Thales, Silvia Pan Chacon, revelou que ele convivia com a doença há cerca de 10 anos, mas o estado de saúde piorou significativamente nos meses finais de sua vida. Ela explicou que a escolha de esconder a doença foi para preservar a intimidade do ator. “Ele era alguém que valorizava muito a privacidade e acreditava que seus problemas eram pessoais, não públicos”, afirmou.

Thales, que nasceu em 1956, começou a carreira de ator após abandonar o curso de Arquitetura e Urbanismo na USP em 1978. Ele foi contratado pela Globo em 1982 e atuou em diversas novelas e minisséries. Sua última participação na televisão foi na novela “Ossos do Barão”, exibida pelo SBT em 1997.