Game com missão de espalhar doenças no mundo domina ranking dos mais baixados após coronavírus

Da BBC Brasil.
“O Plague Inc. está no ar há oito anos, e toda vez que há um surto de alguma doença, vemos um aumento de jogadores.”
A frase é da empresa de games Ndemic Creations, sediada no Reino Unido, que resolveu publicar um posicionamento no último dia 23 diante do surto de um novo tipo de coronavírus, detectado pela primeira vez em Wuhan, China.
É que o principal carro chefe da empresa, o Plague Inc., tem como mote fazer o jogador espalhar uma doença infecciosa e mortal pelo mundo — o usuário pode escolher entre alastrar um vírus, uma bactéria, um fungo e outros.
O jogador também deve desviar-se de ações de governos e da comunidade internacional para conter a doença, transformando-a em uma pandemia global antes que a comunidade científica possa desenvolver a cura. Eles podem escolher sintomas, formas de transmissão e grau de letalidade do agente infeccioso. Em última instância, devem extinguir os humanos do planeta.
Com o surto atual — e real — do novo tipo de coronavírus, iniciado em dezembro, o volume de downloads do Plague Inc. disparou.
No dia 31 de janeiro, segundo dados da plataforma App Annie, o jogo estava no primeiro lugar entre os aplicativos pagos para iOS mais baixados em países como a própria China, os EUA e o Brasil. Para o sistema Android, ele não aparece nas primeiras cem posições. Há também versões do jogo para computador, console e tabuleiro.
(…)