Ganhador de ‘Nobel’ da Alimentação alerta para seca severa no RS após enchentes

Tragédias como as enchentes no Rio Grande do Sul não são fenômenos isolados e foram vistas recentemente em outras partes do mundo, como no Paquistão, observa Rattan Lal, um dos mais reconhecidos cientistas de solo e ganhador do Prêmio Mundial da Alimentação, considerado o “Nobel” da alimentação e agricultura. Ele alerta que as inundações potencializadas pelo aquecimento global, como as que afetaram a região Sul, tendem a ser seguidas por secas severas devido à dificuldade do solo em absorver água.
“Quando as inundações acabam e altas temperaturas acontecem, o solo não tem mais água. Normalmente, a seca vem depois da inundação. Essa síndrome de seca-inundação é um impacto das mudanças climáticas. É uma situação trágica”, afirma Lal durante entrevista à Folha de S.Paulo.
Hindu-americano, Lal é cientista na Universidade de Ohio (EUA) e embaixador da boa vontade do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura). Foi um dos cientistas reconhecidos pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) como contribuinte para o prêmio Nobel da Paz dado ao instituto em 2007. Ele enfatiza que eventos extremos como os no Rio Grande do Sul são exacerbados pelas mudanças climáticas e mudanças no uso da terra.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link