Apoie o DCM

Garimpeiros não temem helicópteros da FAB em terras Yanomâmis

Garimpeiros possivelmente ilegais na região de Xitei, em Boa Vista, a capital de Roraima
Foto: Reprodução/Fantástico

Na noite deste domingo (29), o programa Fantástico apresentou uma reportagem feita na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, atual cenário de uma crise humanitária, para acompanhar a distribuição de remédios e alimentos e o resgate de mulheres e crianças indígenas, mas um fato em específico chamou atenção: garimpeiros ilegais.

Durante os registros, ao acompanhar a Força Aérea Brasileira (FAB) na entrega de recursos na região de Xitei, a equipe do programa registrou a presença de garimpeiros possivelmente ilegais, que não se mostraram intimidar com a presença da força de segurança sobrevoando o local. Os garimpeiros continuaram seus trabalhos no local.

Na região onde a equipe esteve, em um pequeno espaço devastado e próximo ao garimpo, em que segue o leito de um rio, o helicóptero da força pousou para fazer a entrega dos mantimentos. Nessa ocasião, a prioridade da visita era o auxílio contra a crise e não a investida em um confronto. A FAB não se posicionou sobre.

Desde a última segunda-feira (23), a principal tarefa dos soldados da Força tem sido preparar cestas básicas para serem entregues aos povos indígenas. No galpão da FAB, em Boa Vista, os alimentos, remédios e outros recursos que irão ajudar os indígenas estão sendo agrupados para a distribuição. Já foram recebidos, e entregues, 30 toneladas de alimentos.

Além disso, com a presença dos garimpeiros ilegais em suas terras, os aviões da FAB também estão transportando os Yanomâmis em estado de saúde mais grave para serem atendidos em Boa Vista. Os hospitais indígenas estão com problemas de superlotação.

Veja:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link