Apoie o DCM

Gás e luz arrebentaram o orçamento dos mais pobres em 2021, diz pesquisa

Botijão de gás e conta de luz pesaram no orçamento dos brasileiros. Imagem: Reprodução
Botijão de gás e conta de luz pesaram no orçamento dos brasileiros. Imagem: Reprodução

De acordo com uma pesquisa Ipec realizada em novembro, a conta de luz e o botijão de gás pesaram no orçamento da maioria das famílias brasileiras. Mais da metade dos entrevistados afirmou que o aumento do gás foi o mais sentido.

Há, ainda, a estatística de que 40% da população brasileira deixou de comprar roupas, sapatos e eletrodomésticos para conseguir pagar essas duas rubricas.

Leia mais:

1. Moro rebate notícia de que vai tentar o Senado em busca de foro para fugir da cadeia

2. Plano de Lula prevê combate à miséria, o desemprego e aumento do poder de compra

3. Brasil deve ter mais um ano perdido na economia em 2022, dizem analistas

Além disso, 22% das pessoas diminuíram a compra de alimentos para poder continuar usando gás e energia elétrica. Quase metade dos brasileiros afirmaram, também, que estão tomando banhos mais rápidos para economizar.

O Ipec entrevistou 2.002 brasileiros maiores de 16 anos em novembro. Os participantes foram de todas as regiões do país.

Com informações do Fantástico

Brasil deve ter mais um ano perdido na economia em 2022, dizem analistas

O Brasil terá mais um ano perdido na economia, apontam diferentes analistas. A economia pode ficar estagnada ou entrar em uma leve recessão.

No relatório Focus, do Banco Central, as projeções de mais de uma centena de especialistas deixam evidente como os números de 2022 estão cada vez piores.

Economistas chegaram a prever um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5%, mas, agora, enxergam uma alta bem mais modesta, de apenas 0,42%.

Continue lendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link