Apoie o DCM

Com gasolina chegando até R$ 7, presidente da Petrobras diz que política de preços não mudará

Veja a bomba de combustível/gasolina
Bomba de combustível/gasolina. Foto: Wikimedia Commons

Presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, rejeitou nesta segunda (27) promover qualquer mudança na política de preços da empresa. Em agosto, os combustíveis tiveram alta de 2,96%: o reajuste da gasolina chegou a 2,80%, o do etanol a 4,50% e o do óleo diesel a 1,79%. Em 12 meses, a gasolina subiu 39,1%, o etanol disparou 62,3% e o diesel avançou 35,4%.

Petrobras e a gasolina cara

“Com relação a tendências futuras, é muito complexo tomar uma posição, se vai baixar ou não vai, particularmente em relação à gasolina”, disse Luna em entrevista coletiva

“Não há nenhuma mudança na política de preços da Petrobras. Continuamos trabalhando da forma como sempre trabalhamos”, acrescentou. Questionado sobre os preços, afirmou que a empresa “responde por sua parte” e que “há uma ansiedade de muito tempo para simplificar a tributação sobre combustíveis”.

Luna declarou que a Petrobras recebe cerca de 2 reais por litro de gasolina na bomba, parcela que se destina “a cobrir custos de exploração, produção e refino do óleo, investimentos permanentes, juros da dívida, impostos e participações governamentais”. Também detalhou a composição de preços do diesel e do GLP.

Presidente da Petrobras ainda disse que a empresa presta apoio ao País no combate à crise energética e tem agido para ampliar a oferta de gás para termelétricas. Afirmou, por fim, que a companhia tem responsabilidades sociais, citando como exemplos o pagamento de tributos na ordem de 552 bilhões de reais entre 2019 e 2021 e o pagamento de dividendos à União, de aproximadamente 2,2 bilhões em 2020.

A manifestação da Petrobras se deu horas depois de uma solenidade, em Brasília, alusiva aos mil dias do governo de Jair Bolsonaro. No evento, o ex-capitão mencionou os preços dos combustíveis. “Temos muitos obstáculos. São intransponíveis? Não, mas depende do entendimento de cada um. Alguém acha que eu não queria a gasolina a 4 reais ou menos? O dólar a 4,50 ou menos? Não é maldade da nossa parte, é uma realidade”, afirmou. “E tem um ditado que diz: ‘Nada está tão ruim que não possa piorar’. Não queremos isso”.

Bolsonaro também declarou ter conversado com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sobre como “melhorar ou diminuir” os preços dos combustíveis “na ponta da linha”.

Com informações da CartaCapital.

DCM cobre a Lava Jato

Reportagem exclusiva de Pedro Zambarda no DCM:

Os procuradores da Lava Jato apresentaram, a partir de 20 de março de 2015, segundo ano e auge da operação, as ’10 medidas contra a corrupção’. O projeto coletou mais de um milhão de assinaturas em uma campanha nacional e divulgou os integrantes do Ministério Público que atropelaram a Constituição.

Um diálogo no Telegram de 24 de abril daquele ano mostra que procuradores já queriam atropelar as bases da democracia brasileira. Deltan Dallagnol, de Curitiba, Helio Telho, de Goiás, e Vladimir Aras, de Brasília (primo de Augusto Aras) falam de um anteprojeto controverso para ser inserido nas ’10 medidas’.

Às 12h42, Telho anexa um arquivo e escreve o seguinte:

“Criei esse grupo para facilitar a discussão sobre a redação da proposta do anteprojeto de lei sobre provas ilícitas. Fiz uns ajustes no texto. Vou postar aqui para vocês avaliarem a viabilidade de prosseguirmos”.

Deltan Dallagnol responde às 18h08:

“Grande Helio, segue com algumas sugestões”. O procurador da Força-Tarefa manda outro anexo.

E sugere:

“Gostaria de estar (sic) [com] essa questão na pauta. Desmembrá-la é perfeito. Se o ônus de encaminhar junto com as 10 medidas for grande, pode ser encaminhado em paralelo”.

Leia mais aqui.