Gastos com propaganda do Auxílio Brasil sobem 14 vezes entre abril e junho

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O Ministério da Cidadania aumentou quatorze vezes o investimento na propaganda e divulgação do Auxílio Brasil em um único mês. Segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, entre abril e maio os gastos saltaram de R$ 2 milhões para R$ 28 milhões em junho. O levantamento é do colunista Lauro Jardim, do O Globo
O aumento ocorreu no último mês antes do início do período eleitoral, quando ainda há restrição na publicidade governamental.
Em 2022, o governo gastou mais de R$ 36 milhões com a propaganda do programa, sendo R$ 2,6 milhões destinados à produção das peças e R$ 34 milhões com a exibição. Desse total, 77% foi investido apenas em junho; foram 1.417 inserções na televisão e 2.285.617 comerciais em mídia exterior, como painéis e propagandas em ônibus.
Em janeiro, abril e maio a campanha foi exibida apenas na internet, e em fevereiro e março não houve investimento algum.
O Ministério da Cidadania, por sua vez, argumenta que nos meses de abril e maio a estratégia de comunicação da pasta era baseada “em mídias digitais” e que “em junho, foram realizados os investimentos em anúncios televisivos, entre outros, que possuem valores absolutos mais elevados”.