Gata de “O Agente Secreto” vence prêmio em festival nos EUA

O filme brasileiro “O Agente Secreto” conquistou um prêmio inusitado: o “Golden Beast” (Bicho de Ouro) do The New York Film Festival. A honraria foi dada à gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis no longa. O diretor Kleber Mendonça Filho comemorou: “Que emoção”, ao receber a estatueta dourada de um gato.
Carminha, uma gata sem raça definida, teve seu rosto duplicado por efeitos especiais (CGI) para o papel. Sua tutora, a especialista Kamila Alves, compartilhou bastidores das gravações, mostrando a felina com marcações para os efeitos visuais. “Carminha foi minha principal professora de comportamento felino”, disse Kamila.
O filme, que já tem 48 prêmios incluindo Cannes, concorre ao Globo de Ouro neste domingo (11) em três categorias. A produção foi vista por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros.
Hoje O AGENTE SECRETO recebeu um dos grandes e mais prestigiosos prêmios da sua trajetória, THE GOLDEN BEAST (o bicho de ouro), outorgado pela equipe de programação do Festival de Nova York ao melhor bicho, besta ou criatura destacado num filme.
As nossas gatas LIZA & ELIS… pic.twitter.com/oMILrY9PlJ
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) January 9, 2026
