GCM culpa deputado bolsonarista por ação de viaturas na Paulista; entenda

Dois carros da Guarda Civil Metropolitana (GCM) atravessaram a multidão na Avenida Paulista durante ato deste domingo (21), gerando tensão entre manifestantes. Segundo o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, ao Painel da Folha de S.Paulo, a ação teve como objetivo retirar do local o ex-deputado bolsonarista Douglas Garcia, que havia sido hostilizado ao tentar gravar vídeos contra a esquerda.
O episódio ocorreu já no fim do protesto, em frente ao MASP, enquanto o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) discursava. Organizadores pediram calma e que os participantes não reagissem a provocações.
A GCM é subordinada à prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes (MDB), alvo de críticas ao longo da manifestação.
Momento em que a GCM do Ricardo Nunes avançou pra cima da população na Avenida Paulista. Vale lembrar que o Silvinei Vasques foi preso por ter usado a PRF pra impedir a população de votar. O Nunes usou a GCM pra tentar impedir a população de se manifestar? Isso precisa ser… pic.twitter.com/PzqbhZNPur
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) September 21, 2025