Apoie o DCM

Gêmeos siameses morrem após cirurgia de emergência em GO

Médicos. Foto|: Reprodução

Os gêmeos siameses Mateus e Marcos morreram nesta quinta-feira (8), em Goiânia, após uma cirurgia de emergência realizada para tentar preservar a vida de um deles. Os irmãos nasceram na terça-feira (6), ligados pelo quadril, e estavam internados na UTI neonatal do Hospital Estadual da Mulher. A mãe não apresentou complicações após o parto.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Marcos teve a morte constatada na madrugada, após sucessivas paradas cardiorrespiratórias. Após o óbito, a equipe médica decidiu realizar um procedimento cirúrgico emergencial para separar os irmãos e tentar manter Mateus vivo. A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

Antes do procedimento, o médico afirmou que “preparamos a equipe para fazer essa separação de emergência porque, infelizmente, não tem outra saída. Se um vai a óbito e o outro continua vivo, a chance de os dois morrerem é grande”. Apesar do suporte intensivo após a cirurgia, Mateus não resistiu e morreu na tarde desta quinta-feira (8).