Apoie o DCM

General membro da Comissão de Anistia divulga texto apoiando manifestações contra Congresso e STF

General Luiz Eduardo Rocha Paiva Foto: Moreira Moriz/Agência Senado

Do Globo:

O general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva, membro do Conselho da Comissão de Anistia, divulgou um texto de apoio às manifestações convocadas contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Paiva argumenta que a mobilização é necessária para se opor ao que ele chamou de um movimento do Legislativo destinado a “impedir que o governo implemente as reformas econômicas”. Entretanto, o general afirma ser contrário ao fechamento do Congresso e a uma intervenção militar.

A Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Paiva faz parte do colegiado desde março de 2019, indicado pela ministra Damares Alves. Ele já foi comandante da Escola de Comando do Estado Maior do Exército e também secretário-geral do Comando do Exército. Ao passar para a reserva, se tornou um dos maiores opositores públicos da ala militar à Comissão Nacional da Verdade.

“Para mostrar ao Congresso Nacional, particularmente aos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, bem como a uma extensa listagem de deputados e senadores fisiológicos e interesseiros, que a nação sabe que existe sim, de verdade, um movimento no Legislativo para impedir que o governo implemente as reformas econômicas para as quais foi eleito com o voto do povo”, diz o texto, distribuído pelo próprio general por WhatsApp.

(…)