Apoie o DCM

‘Geni e o Zepelim’ terá protagonista trans após críticas nas redes; entenda

A cineasta Anna Muylaert, diretora do filme “Geni e o Zepelim” – Foto: Reprodução

O filme “Geni e o Zepelim”, dirigido por Anna Muylaert, terá uma intérprete transexual no papel principal, após críticas nas redes sociais à escolha inicial de uma atriz cisgênero. A personagem Geni era tradicionalmente retratada como travesti em A Ópera do Malandro. A mudança foi confirmada no sábado (19) pela produtora Migdal Filmes, que declarou: “A personagem principal, inicialmente concebida como uma mulher cis, passa a ser uma mulher trans/travesti, e será interpretada por uma atriz trans”.

A decisão foi tomada após manifestações de artistas e ativistas que apontaram apagamento de mulheres trans. Liniker, Majur e Camila Pitanga foram algumas das personalidades que se posicionaram contra a escolha original. Muylaert, em resposta, publicou um vídeo pedindo desculpas e agradecendo o debate gerado. Ela também pediu perdão à atriz Thainá Duarte, que havia sido escolhida para o papel e que estaria sendo atacada nas redes.

Antes da mudança, a diretora havia argumentado que a música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, abre diferentes interpretações e que sua escolha foi baseada em uma “questão de local de fala”. No entanto, após a repercussão negativa, a diretora reviu a decisão.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Anna Muylaert (@annamuylaert)

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line