“Geni e o Zepelim” terá protagonista trans após pressão contra diretora

O filme “Geni e o Zepelim” terá uma atriz trans no papel principal. A obra, inspirada na música homônima de Chico Buarque, seria protagonizado por Thainá Duarte, mas a diretora, Ana Muylaert, decidiu escolher Ayla Gabriela para o papel após críticas.
Thainá decidiu deixar o papel após críticas do público, já que Geni, na peça que originou a música, não é uma pessoa cisgênero. Havia um movimento pedindo para que uma artista trans protagonizasse a obra que acusava a diretora de praticar “transfake” (usar artista cis para interpretar pessoas trans).
A cineasta vinha justificando que a escolha de Thainá era apenas uma visão para “várias leituras possíveis” da música de Chico Buarque. “A gente entendeu que essa poesia poderia ter várias interpretações, e que a gente poderia fazer essa versão amazônica”, afirmou Muilaerte ao anunciar o elenco.
A diretora foi detonada por outros artistas após o comentário e Thainá decidiu deixar a produção em respeito à comunidade trans. “Ouvi muitas vozes e pude entender a dimensão da importância dessa personagem para a comunidade trans. Fazer essa história com uma mulher cis foi um erro, um equívoco”, admitiu Muylaert.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line