Genial/Quaest: Quase metade dos eleitores de Ciro e Tebet ainda podem mudar o voto

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28), apontou que os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) são os que mais podem perder votos nesta reta final da campanha.
De acordo com o levantamento, 48% dos eleitores de Ciro admitem que podem escolher outro nome até o dia da eleição. Já os eleitores de Tebet que pensam assim, somam 49%.
No caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a corrida eleitoral, 85% de seus eleitores estão convictos. Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 16% afirmam que há chances de escolher outro candidato nessa reta final.

A pesquisa também destaca que nessa reta final, Lula tem uma vantagem de 13 pontos sobre Bolsonaro no primeiro turno. No total, o petista reúne 46% das intenções de voto. O ex-capitão soma 33%. Bem distante dos dois principais candidatos ao Palácio do Planalto, aparece Ciro com 6% e Tebet com 5%.
Além disso, 27% dos votos dos indecisos de Ciro e 30% dos de Tebet podem ir para o ex-presidente. O petista pode alcançar mais de 53% dos votos válidos.

Em um possível segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 52% a 38%.
A pesquisa ouviu presencialmente 2 mil eleitores entre os dias 24 e 27 de setembro. O levantamento foi contratado pela consultoria de investimentos Genial, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa está registrada como BR-04371/22.