Genoino, ‘paciente com doença grave’, foi revistado nu e só pôde beber água de torneira
O laudo do IML (Instituto Médico Legal) sobre a saúde do ex-presidente do PT José Genoino conclui que ele é “paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais”.
O documento afirma ainda que é necessário controle periódico por exame de sangue, “dieta hipossódica” (regime alimentar em que se reduz o consumo de sal) e adequada aos medicamentos utilizados por ele.
Segundo o laudo, Genoino precisa ainda de avaliação médica cardiológica especializada regularmente.
O parecer médico relata ainda a cirurgia realizada em Genoino no dia 24 de julho deste ano para a “correção de dissecção aguda da aorta”. O ex-presidente do PT passou por uma cirurgia para corrigir lesão em uma das artérias do coração. Devido à recuperação, pediu licença de seu mandato na Câmara.
A família de Genoino está inconformada com o tratamento que ele vem recebendo dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde está preso desde o último sábado.
Segundo ela, Genoino recebeu tratamento destinado apenas para criminosos de alta periculosidade, como a revista sem roupas feita por agentes penitenciários e a obrigatoriedade de usar uniforme carcerário.
“Meu pai passou um bom tempo bebendo água de torneira”, disse Miruna, filha do ex-presidente do PT, em entrevista a uma rádio. Segundo ela, Genoino só passou a receber água mineral depois dos apelos de Dirceu e Delúbio.
Nesta terça-feira, todos foram transferidos da área destinada aos que cumprem regime fechado para o local dedicado aos presos do regime semiaberto, no Centro de Internamento e Reeducação do Complexo.
Saiba Mais: Folha