Apoie o DCM

Genoma mostra que existiu epidemia de coronavírus na Ásia Oriental há 20 mil anos

O professor Kirill Alexandrov, do grupo de pesquisa CSIRO-QUT Synthetic Biology Alliance, contribuiu com a descoberta do coronavírus ancestral (Foto: QUT (University For The Real World))

Cientistas estudaram a evolução do genoma humano e identificaram vestígios de uma grande epidemia de coronavírus que eclodiu há 20 mil anos, na região da Ásia Oriental.

LEIA – Vacina cubana Abdala mostra eficácia de 92% contra o coronavírus, diz laboratório

Essa equipe de pesquisa utilizou dados do Projeto 1.000 Genomas, o mais detalhado catálogo sobre a variação genética humana já criado. Esses resultados do estudo foram publicados na quinta-feira (24) no jornal científico Current Biology. Contribuíram com a descoberta especialistas da Universidade do Arizona e da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, e da Universidade de Adelaide, na Austrália.

LEIA MAIS – Sintomas da variante delta dificulta diagnóstico de coronavírus

Foram analisadas na pesquisa as mudanças nos genes codificantes das proteínas que interagem com o vírus Sars-CoV-2. Então, os cientistas sintetizaram tanto as proteínas desse coronavírus quanto outras que são comuns em seres humanos. Notaram, por fim, que as amostras davam sinais de como o agente infeccioso invade as células humanas. Pesquisadores descobriram, então, que os povos ancestrais do Leste Asiático sofreram de uma doença causada por um vírus semelhante ao que causa a Covid-19. Além do mais, notaram que a epidemia atingiu áreas que hoje correspondem a China, Japão, Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Taiwan.

Enquanto a doença se alastrava, uma seleção natural evolutiva acabou favorecendo genes humanos com mudanças adaptativas favoráveis. Possivelmente, isso fez com que a enfermidade atingisse a população de modo menos grave ao decorrer do tempo, segundo aponta Kirill Alexandrov, que contribuiu com o estudo, em comunicado.

Com informações da Galileu.

Cientistas estudaram o genoma humano e detectaram uma epidemia de coronavírus que ocorreu há 20 mil anos (Foto: Gov.uk)