George Santos se entrega à prisão nos EUA após ser condenado por fraude

O ex-deputado republicano George Santos, conhecido no Brasil como transformista Kitara Ravache, começou a cumprir 7 anos de prisão nesta sexta-feira (25) após se entregar às autoridades em Nova Jérsei (EUA). Condenado por fraude e falsidade ideológica, o político, filho de brasileiros, teve seu mandato cassado em dezembro de 2023 após investigações que revelaram uma série de mentiras sobre seu currículo e desvios de recursos de campanha.
“Posso estar deixando o palco (por enquanto), mas acreditem em mim, lendas nunca se vão de verdade”, escreveu Santos em tom sarcástico nas redes sociais antes da prisão. O ex-parlamentar havia se declarado culpado em abril por usar doações eleitorais para financiar procedimentos estéticos e assinaturas em plataformas adultas, além de inventar experiências profissionais e acadêmicas.
Eleito em 2022 para representar um distrito rico de Nova York, Santos alegou falsamente ter trabalhado em Wall Street e sido atleta universitário. As mentiras vieram à tona poucos meses após sua posse, levando à investigação que resultou na expulsão do Congresso, tornando-o o sexto parlamentar na história dos EUA a sofrer essa punição.