Gerente da Ambev faz “brincadeira” em happy hour e é demitida por justa causa

Ambev demitiu por justa causa uma gerente após uma “brincadeira” happy hour. Segundo a empresa, ela colocou álcool em gel em uma bebida e ofereceu aos colegas afirmando que se tratava de um lançamento. A funcionária foi dispensada e levou o caso à Justiça.
Segundo a coluna Dinheiro & Negócios no Metrópoles, a ex-gerente alegou que não adulterou a bebida e que se tratava de uma mistura de licor alemão com guaraná e rodelas de laranja e que a menção a álcool em gel foi apenas uma brincadeira em ambiente informal e fora do expediente. Para ela, não houve risco ou dano ao ambiente profissional.
A empresa considerou a conduta grave, destacando que o álcool em gel tem alta concentração alcoólica e outros componentes químicos. O caso foi analisado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), que manteve a justa causa ao entender que houve quebra de confiança, mesmo fora do local de trabalho.
A ex-gerente recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas a decisão foi mantida por unanimidade. O colegiado ressaltou que a jurisprudência admite justa causa em falta isolada quando a gravidade é suficiente para romper o vínculo de confiança entre empregado e empregador.
