Gestos e cortes de cabelo têm motivado assassinatos na Bahia; entenda

Na Bahia, facções têm usado gestos e símbolos para exercer controle territorial e intimidação. Fazer o sinal de “paz e amor” ou “vitória”, com dois dedos, pode ser interpretado como apoio ao Comando Vermelho (CV), enquanto levantar três dedos ou o sinal do “rock” (indicador e mindinho levantados) são vistos como saudações a integrantes do Bonde do Maluco (BDM), outro grupo criminoso.
O estado vive uma guerra entre as duas facções e o uso dos sinais pode gerar retaliações por parte de rivais. Só neste ano ao menos seis pessoas foram assassinadas após fazerem os gestos, que foram vistos por facções como provocações diretas.
Dois irmãos adolescentes foram mortos a tiros no início de outubro após aparecerem fazendo sinais do tipo com os dedos. Turistas têm recebido alertas de guias para evitarem tirar ou publicar fotos com alguns gestos.
A Polícia Civil e o Ministério Público têm monitorado o uso de gestos que podem sinalizar apologia ao crime, como sinais com os dedos, cortes de cabelo e tatuagens que funcionam como códigos de comunicação entre faccionados.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line