“Gianecchini do Crime”: quem é o influenciador preso por comandar mega-assaltos em SP

Conhecido como “Gianecchini do Crime”, Tiago Ciro Tadeu Faria (41) atuava como influencer nas redes sociais ao mesmo tempo em que realizava mega-assaltos. Ele foi preso em 2020 após ser condenado a 51 anos de prisão por crime em Botucatu (SP) e outras ações similares em Ourinhos e Bauru.
Ele, que ostentava uma vida luxuosa de influencer nas redes sociais, ficou conhecido em 2012, após invadir a apuração do Carnaval de São Paulo e rasgar notas de jurados antes da divulgação do resultado da disputa. Na ocasião, ele vestia uma camiseta da escola Império de Casa Verde e foi detido pela Polícia Militar.
Anos depois, foi descoberto que ele atua em esquemas conhecidos como “domínio de cidades”, crimes que utilizam um maior número de bandidos e envolvem bloqueio de vias e armas mais pesadas. Além do episódio em Botucatu, ele ainda esteve envolvido em dois outros casos conhecidos.
“Gianecchini do Crime” encabeçou o roubo em Bauru (SP) que explodiu uma agência da Caixa Econômica Federal em 2018 e o ataque ao Banco do Brasil em Ourinhos (SP), que conseguiu roubar R$ 52 milhões em maio de 2020.