Apoie o DCM

Gilmar Mendes diz que Moro agia como “coordenador dos procuradores”

Do Blog do Datena:

Gilmar Mendes e Sérgio Moro. Foto: Wikimedia Commons

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes confirmou nesta terça-feira (2) à Rádio Bandeirantes que a Corte deve julgar em breve o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá.

O caso voltou a ganhar força após a divulgação de novas mensagens trocadas entre Moro e o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol. O diálogo foi obtido pela defesa de Lula depois da quebra de sigilo determinada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

“Li, como você deve ter visto, alguma coisa desses diálogos. De fato, eles revelam uma situação bastante preocupante. Uma posição do juiz Sergio Moro como se fosse um chefe da operação Lava Jato. Como se fosse o coordenador do grupo de procuradores. Os procuradores falam que apresentariam a denúncia em determinados termos e ele faz reparos. Uma atitude muito cooperativa nesse processo”, disse o ministro.

(…) Gilmar Mendes afirmou, no entanto, que, “embora existam mais informações hoje que ontem ou anteontem”, não acredita que o julgamento mudará o desfecho do caso tríplex, mas, sim, influenciará em processos futuros e na implementação de forças-tarefas futuras.

(…)