Gilmar Mendes é notícia no MT por negar habeas corpus a deputado acusado de homicídio

Jornal de Mato Grosso noticia negativa de Gilmar Mendes a Habeas Corpus impetrado por deputado acusado de duplo homicídio qualificado.

“Por considerar que houve tentativa de supressão de instância, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento ao Habeas Corpus impetrado em favor do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PR), acusado de duplo homicídio qualificado, pela morte, em 2009, de duas pessoas numa colisão de veículos em Curitiba. A defesa pedia a suspensão do julgamento pelo Tribunal de Júri, marcado para a próxima semana.

O Tribunal de Justiça do Paraná manteve a decisão de submeter o réu a júri popular e, assim que essa decisão transitou em julgado, o juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba designou a sessão de julgamento para os dias 27 e 28 de fevereiro de 2018.

A defesa, então, propôs uma mudança de foro do julgamento, por considerar presente interesse de ordem pública e por acreditar haver dúvidas quanto à imparcialidade dos jurados. Diante da negativa do pedido, impetrou HC no STJ, onde o relator do caso rejeitou a tramitação do pedido.

O Habeas Corpus foi impetrado no STF contra essa decisão do STJ. A defesa argumenta que o indeferimento do pedido de mudança de foro constitui constrangimento ilegal, uma vez que os crimes imputados ao acusado vêm gerando enorme comoção pública na comarca onde ocorrerá o julgamento. Com esse argumento, pediu liminarmente a suspensão do julgamento, marcado para se iniciar no próximo dia 27.

Supressão de instância

Em sua decisão, o ministro Gilmar Mendes lembrou que a jurisprudência consolidada do Supremo diz que, não tendo sido a questão objeto de exame definitivo pelo STJ ou não havendo prévia manifestação das demais instâncias inferiores, a apreciação do pedido da defesa implica supressão de instância, o que não é admitido.

Ressaltou também que não houve a interposição de agravo regimental contra a decisão monocrática do STJ, e, apesar de entender que é possível o processamento do Habeas Corpus, disse que a 2ª Turma já se manifestou no sentido de não conhecer de HC nessas hipóteses com base na carência de exaurimento da jurisdição anterior e por inobservância ao princípio da colegialidade”.

Erika K Nakamura

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Erika K Nakamura

Recent Posts

Após ter liberdade negada no STF, ex-assessor de Bolsonaro afirma ser ‘preso político’

Filipe Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve seu novo pedido…

24 minutos ago

Polícia investiga desaparecimento de advogada em Petrópolis que dura 80 dias

Anic de Almeida Peixoto Herdy, advogada e estudante de Psicologia de 55 anos, desapareceu após…

31 minutos ago

VÍDEO: Padre acusa gaúchos de ‘abraçar bruxaria’ e os culpa por enchentes

O padre Paulo Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo em Nova Andradina (MS), durante…

1 hora ago

VÍDEO – Seinfeld estimula agressão manifestante pró Gaza durante protesto em show: ‘Isso é divertido’

O comediante Jerry Seinfeld teve seu show de stand-up abruptamente interrompido na noite deste sábado…

1 hora ago

VÍDEO: Lucas Fresno chora ao falar sobre RS no Altas Horas

Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, emocionou-se durante sua participação no programa Altas Horas deste…

1 hora ago

VÍDEO: No Altas Horas, Thedy Correa faz apelo contra fake news sobre RS

O músico Thedy Correa fez um alerta importante sobre as fakes news em relação ao…

2 horas ago