Apoie o DCM

Gilmar Mendes usa voto no STF para jogar verdades na cara de Sergio Moro

De Natália Lázaro e Luis Adorno no UOL:

Gilmar Mendes. Foto: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O presidente da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, criticou por diversas vezes as dúvidas sobre a veracidade das mensagens obtidas na Operação Spoofing, que divulgou diálogos entre membros da força-tarefa da Lava Jato. A maioria dos ministros, Gilmar inclusive, decidiu liberar o compartilhamento das mensagens com a defesa do ex-presidente Lula (PT), réu na operação.

Para ele, é “chocante” e “constrangedor” que procuradores e a defesa do ex-juiz Sergio Moro questionem a autenticidade dos textos.

“Será obra de ficção isso? Foi adulterado em que ponto? Vamos admitir que seja uma obra de ficção. Então que se prove que esses diálogos nunca existiram”, argumentou durante seu voto.

“Esses hackers de Araraquara são uns notáveis ficcionistas, já que eles escreveram tudo isso. Então vejam os senhores o tamanho do constrangimento”. Gilmar Mendes

Gilmar continuou: “Eu quero que alguém diga honestamente que isso encontra abrigo na Constituição”. “É chocante. É constrangedor.”

“Esses hackers de Araraquara são o novo Gabriel García Márquez ou estamos diante de fatos de gravidade”. Gilmar Mendes

(…)