Apoie o DCM

Glauber Braga detona Arthur Lira: “Ditador”

Glauber Braga critica posição de Arthur Lira na Câmara: "Ditador"
Presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira
Foto: Reprodução

Na noite da última terça-feira (31), Glauber Braga (PSOL-RJ) questionou a decisão do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), de fazer avançar na Casa o projeto que tira do governo federal o controle acionário da Petrobras

O psolista não concordou com a forma que Lira quer tratar sobre o tema. O presidente se alterou e desligou o microfone do parlamentar e ameaçou levar o caso ao Conselho de Ética. Em entrevista, Braga disse que o comportamento e posicionamento de lira é de um ditador.

“Não vai me intimidar com isso. Ele está querendo entregar tudo a essa turma que está lucrando com privatizações. Não vou recuar por causa dessas ameaças. Se meu mandato não vale para fazer esses enfrentamentos, ele não vale pra coisa nenhuma”.

“Ele o tempo inteiro trabalha toda a organização das sessões como um jogo de cartas marcadas sempre para prevalecer as suas posições já pré-estabelecidas. É comportamento típico de um ditador”, afirmou, ao coemntar sobre o momento da confusão.

Ele criticou a privatização da Petrobrás, proposta que tem tramitado no governo Bolsonaro, em meio a outras privatizações já concluídas, como a dos Correios. “Quando fui interrompido, ia perguntar se ele não tinha vergonha de propor a privatização da Petrobras em pleno ano de 2022, em uma votação por maioria simples, no plenário da Câmara. Entregar o patrimônio brasileiro, que é um crime de lesa-pátria”, reiterou. “Você faz com que todos os investimentos, ganhos da companhia e a possibilidade da geração de recurso do petróleo para o futuro do Brasil, inclusive em termos de educação, passe a ser gerido por uma lógica de natureza privatista predadora”.

“O Brasil, a partir do momento que entrega o controle da sua maior empresa de petróleo, deixa nas mãos dessas grandes corporações privadas qualquer planejamento ou ausência de planejamento do seu desenvolvimento futuro. País nenhum do mundo está fazendo isso, pelo contrário”, disse ele, alegando também que a proposta não vai baixar os preços dos combustíveis.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link