Apoie o DCM

Gleisi aciona Comissão de Ética contra deputado bolsonarista após gesto obsceno

Gleisi Hoffmann de cabelo solto, de perfil, falando com expressão séria
A presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann – Reprodução/Agência Brasil

No dia 21 de dezembro, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, apresentou uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR). A denúncia baseia-se na alegação de quebra de decoro parlamentar, decorrente de agressões morais perpetradas nas redes sociais.

O motivo da denúncia foi um vídeo editado, com duração de 30 segundos, postado por Fahur. No vídeo, ele utiliza a fala e a imagem da deputada, reagindo de forma degradante ao fazer um gesto obsceno. Este incidente ocorre após Fahur ter sido anteriormente denunciado ao Conselho de Ética em fevereiro, quando provocou o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante um evento pró-armas na Câmara.

A representação, assinada por Gleisi Hoffmann e pelo deputado federal Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara dos Deputados, destaca que Fahur adotou procedimentos incompatíveis com o decoro parlamentar e abusou das prerrogativas constitucionais concedidas aos membros do Congresso.

Como medida, solicitaram a instauração de um procedimento de investigação para apurar os fatos e aplicar a penalidade correspondente, fundamentando-se no artigo 10 do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Resolução nº 25/2001.

No texto da representação, os autores argumentam que, além de constituir evidentes violações ao Código de Ética da Câmara, os fatos demonstram um discurso ofensivo e abusivo contra a deputada. O gesto obsceno praticado é considerado, em uma ampla perspectiva, até um caso de misoginia, dada a intensidade de desprezo expressa no xingamento não-verbal utilizado pelo deputado denunciado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link