Apoie o DCM

Gleisi: ‘Apoio a Baleia Rossi não apaga o fato de que ele fez parte do golpe’

Gleisi Hoffmann. Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL:

Depois de uma acalorada discussão sobre se haveria apoio a uma candidatura à presidência da Câmara dos Deputados ou lançamento de candidato próprio, o Partido dos Trabalhadores decidiu que estará ao lado de Baleia Rossi (MDB). O placar da votação é prova de que o debate foi acirrado: 27 a 23. A presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann, garante que aqueles que votaram contra o apoio a Baleia não são potenciais eleitores de Arthur Lira. Os vencidos na votação queriam, na verdade, um candidato petista.

“Foi um debate duro”, confirma Gleisi. “Estarmos apoiando o Baleia agora para essa eleição da mesa não quer dizer que nós achamos que eles não deram o golpe”. Segundo a deputada, a convicção no partido é que, inclusive, muitos que agora apoiam o emedebista foram responsáveis, pelo que está acontecendo no Brasil, inclusive a eleição do Bolsonaro. (…) “A Câmara tem que retomar o protagonismo que teve no início da pandemia”, afirmou Gleisi, nessa entrevista à coluna:

O placar foi bem apertado, 27 a 23. Isso quer dizer que Arthur Lira pode contar com o voto secreto de alguns petistas? Não. Eu não tenho como dizer que ninguém vá votar no Lira, mas o que aconteceu foi outra coisa. Foi uma discussão difícil na bancada por conta de todo o precedente que tivemos da participação do MDB e desses partidos do bloco no golpe contra a Dilma, no apoio à Lava Jato e à prisão do Lula.

(…)