Gleisi critica perseguição contra Renato Freitas: “Racismo”

Gleisi Hoffmann criticou a perseguição contra Renato Freitas, vereador em Curitiba (PR). A Câmara Municipal do município aprovou, nesta terça (21), a cassação do mandato do parlamentar. A presidente do PT diz que ele é vítima de “racismo e “injustiça”.
“Lamentável decisão da Câmara de Vereadores de Curitiba de cassar em 1o turno o mandato de Renato Freitas que está sendo vítima de uma injustiça como parte do racismo que assola nossa sociedade. Toda solidariedade ao nosso companheiro. Força, Renato”, afirmou pelo Twitter.
Lamentável decisão da Câmara de Vereadores de Curitiba de cassar em 1o turno o mandato de @Renatoafjr que está sendo vítima de uma injustiça como parte do racismo que assola nossa sociedade. Toda solidariedade ao nosso companheiro. Força, Renato!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 21, 2022
O vereador teve seu mandato cassado por participar de protesto na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em fevereiro desse ano. O ato ocorreu em repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe. À época, a Arquidiocese de Curitiba registrou um boletim de ocorrência contra Freitas.
A cassação foi aprovada em primeiro turno, com 25 votos favoráveis. Foram 7 votos contrários e duas abstenções. Uma nova sessão foi marcada para esta quarta (22) para votar o caso.