Apoie o DCM

Gleisi detona “ganância” do Banco Central em subir os juros após deflação

Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Foto: reprodução

Nesta terça-feira (10), o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma deflação de 0,02% em agosto de 2024. Porém, o Boletim Focus, do Banco Central, informou que houve um novo aumento da taxa de juros. 

Em protesto, a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) questionou a ação do banco ainda comandado por Roberto Campos Neto, indicação de Jair Bolsonaro (PL). “Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?”, escreveu a petista.

No acumulado do ano, a inflação atingiu 2,85%, e nos últimos 12 meses chegou a 4,24%, valor dentro do teto da meta de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Os resultados, segundo Gleisi, mostram que “não há lógica nenhuma em contemplar as especulações esses abutres”. “Deixem o Brasil trabalhar, consumir e produzir”, finalizou 

No mesmo dia em que o IPCA mostra que há deflação, inclusive no preço dos alimentos, o Boletim Focus do BC aponta para aumento dos juros. Qual a razão dessa ganância, se os fundamentos da economia são firmes e só melhoram?

1/2

— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) Sep 10, 2024 at 12:18

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line