Apoie o DCM

Gleisi: prisão de Glauber Braga é “inaceitável” e ação da PM é “gravíssima”

Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Foto: reprodução

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, criticou a prisão do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) durante a desocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) nesta sexta-feira (20). Em uma postagem no Bluesky, Gleisi condenou a ação policial, classificando-a como “gravíssima”.

Ela afirmou que “o protesto dos estudantes é legítimo e a prisão de um parlamentar no exercício do mandato é inaceitável, inconstitucional”. A deputada também atacou o governo do Rio de Janeiro, acusando-o de tratar a educação e a democracia com desprezo.

Gravíssima invasão policial ao campus da UERJ, c/ prisão de estudantes e do deputado @glauberbraga.bsky.social. O protesto dos estudantes é legítimo e prisão de um parlamentar no exercício do mandato é inaceitável, inconstitucional. É assim q o governo da direita do RJ trata educação e a democracia

— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) September 20, 2024 at 4:07 PM

A assessoria do parlamentar afirmou que ele estava no local para defender os estudantes, que estavam sendo ameaçados e agredidos pelos policiais. “Glauber está sendo levado junto com mais três estudantes nessa reintegração de posse absurda. É uma detenção ilegal, já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável”, destacou sua equipe.

Segundo a Constituição Federal, membros do Congresso Nacional, como deputados e senadores, só podem ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis, como tortura ou tráfico de drogas. A prisão de Glauber Braga levanta questionamentos sobre a legalidade da ação e reacendeu debates sobre a proteção parlamentar.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line